sábado, 10 de janeiro de 2009

A importância de Belém e Jerusalém

O berço das religiões

No conflito do Médio Oriente, Gaza e o sul do Líbano são as zonas que estão em crise e que obrigam a movimentações do exército israelita. Mas para Israel, a questão das fronteiras com a Palestina, mesmo noutros locais, continua também por esclarecer.

Jerusalém e Belém são dois pontos estratégicos que mantêm acesa a disputa entre o estado hebraico e os palestinianos. Cidades que fazem parte da Terra Santa e que são o berço de várias religiões, nomeadamente, a cristã, a judaica e a muçulmana. São zonas de muito turismo e com extremo interesse quer para Israel, quer para a Palestina.

Jerusalém, mesmo sendo uma cidade dividida entre estes dois povos, é quase totalmente controlada pelo exército hebraico, que muitas vezes impede a entrada de palestinianos com controlos rigorosos.

Já Belém, a cerca de dez quilómetros, fica mesmo na Palestina e é uma zona considerada pacífica, sob a influência da Fatah, que mantém vários acordos com o Estado hebraico. Quem aqui vive, em Belém, acredita que é do interesse de Israel manter esta zona em paz, uma vez que o exército israelita não tem capacidade para manter constantemente tantas frentes de ataque activas.

O poder de Israel em Belém faz-se sentir de outra forma.

Existem diversos colonatos, ou seja, zonas colonizadas por judeus, que controlam grande parte das terras e a água que abastece quase a Palestina. Uma situação que desespera os palestinianos, que dizem que estas condições vão ainda piorar.

É que Israel está já a construir um muro para dividir a cidade e que deve ficar concluído nos próximos anos.

Marta Velho

6 comentários:

  1. Interesante isso que ja esta construindo um muro para dividir aa cidade e que deve ficar concluído nos próximos anos.

    ResponderEliminar
  2. A Jerusalém e Belém são dois pontos estratégicos que mantêm acesa a disputa entre o estado hebraico e os palestinianos. Cidades que fazem parte da Terra Santa e que são o berço de várias religiões, nomeadamente, a cristã, a judaica e a muçulmana. São zonas de muito turismo e com extremo interesse quer para Israel, quer para a Palestina.
    pois isso é muito interesante pois caiu na minha Prova! Obrigada pela informação...Agradeso.

    BeijOo Gabizíìnha **_

    ResponderEliminar
  3. voces são d+


    ou seuja d-

    BeijoO da beest' super super mulher fantastica zuaera

    ResponderEliminar
  4. ammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  5. nove de março de 2015 esplendido esse berço do cristianismo............................localidade onde nasceu meu mestre e meu DEUS.........MUITA PAZ E tudo de bom

    ResponderEliminar

Footer