quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Passar a noite fora

Noites culturais
Com o insuficiente sinal de wireless que temos no hotel, pouco mais conseguimos do que a página principal do Google. Contudo, embora estejamos de facto isolados somos todas as noites convidados a viajar para um dos países presentes neste encontro, uma estratégia óptima para quebrar estereótipos e para entender um pouco mais sobre as diferentes culturas que nos acompanham nestes onze dias. As noites interculturais, definição consensual neste tipo de projectos, traduzem-se de diferentes formas. Por razões óbvias, duas delas tiveram um carácter mais eurocentrista, enquanto as outras duas nos levaram para realidades menos conhecidas. De repente éramos convidados de honra de todo o ritual do casamento palestino, uma tradição bastante demorada, ou ainda levados a descobrir o nosso futuro através das borras de café turco no fundo de uma chávena. Foram feitos jogos de perguntas, tipo Trivial Pursuit, pequenas dramatizações, danças, projecção de fotografias e claro…sempre muita comida!
De uma forma divertida e relaxada, depois do brainstorming diário, sabe tão bem assumirmos outras entidades nacionais, conhecer elementos culturais diferentes, que embora nos pareçam estranhos, fazem-nos perceber que todos eles têm o mesmo objectivo: unir os homens, os povos, traduzir e identificar valores comuns duma herança única. Todos nós tínhamos muito para mostrar nestas noites e apercebi-me o quanto necessitamos de algo palpável para nos assumirmos enquanto indivíduos que pertencem a uma determinada cultura.
Nós, portugueses, optámos pelo vinho do Porto, o chouriço assado, as guitarras em papel duma casa de fados fictícia, licor Beirão, um galo de Barcelos e alguns bolinhos tradicionais que facilmente se puderam conservar. O cartaz “Welcome to Tasca” acabou por se infiltrar na decoração da sala durante os dias seguintes.
Este tipo de noites, tal como, observar, assimilar e compreender são as melhores ferramentas de comunicação ao nosso dispor.
A bateria do telemóvel tem chegado e já lá vão cinco dias.
Sara Silva


1. Casamento palestiniano.
2. O destino turco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Footer